clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O resultado de vendas na indústria do Paraná em abril confirma a tendência de crescimento do setor projetado pela Fiep em janeiro. O valor é 17,31 % maior que o registrado no mesmo mês no ano passado, e o saldo acumulado este ano já é de +7,82%.

Apesar da recuperação lenta, os dados da pesquisa Indicadores Conjunturais já apontam alta por quatro meses seguidos. "Cada vez mais setores da economia estão acumulando resultados positivos e a recuperação vem se expandindo mês a mês. Devemos manter a expectativa de um primeiro semestre melhor do que tivemos em 2017", estima o economista da Fiep, Roberto Zurcher.

O resultado de janeiro a abril mostra que já são 14 setores com resultados positivos e apenas quatro negativos. Os que apresentaram maiores aumentos são couros e calçados (+110,25%), edição e impressão (+22,98%) e vestuário (+18,48%).

No acumulado de janeiro até agora o índice de pessoas empregadas na indústria do Paraná é de +0,5% de crescimento em relação ao mesmo período de 2017. Os maiores aumentos acumulados são nos setores de couros e calçados (+21,42%), veículos automotores (+10,00%) e metalúrgica básica (+4,20%). Os de maiores quedas são madeira (-12,89%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,26%) e borracha e plásticos (-3,97%).

Com informações da Agência Fiep.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.