clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A terceira edição da Bússola da Inovação, estudo realizado pelo Sistema Fiep apresentado em novembro, revela que 59% das indústrias do Estado usa recursos próprios em pesquisa e inovação. Entre as 41% que captam recursos externos, somente 20% disseram que usam dinheiro de fonte pública. Quanto ao investimento realizado, 36% das empresas afirmam aplicar mais de 5% de seu faturamento em inovação. Sobre o retorno, 43% disseram ter obtido acima de 5% graças aos projetos de inovação desenvolvidos.

Ao todo, somente 52% das indústrias afirmam realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento. Entre as novas práticas, 55% relataram que os esforços em inovação se concentram na criação de novos produtos. As ações de gestão foram apontadas por 44% das indústrias, enquanto 38% disseram aplicar a inovação com foco nos processos produtivos. A soma das porcentagens é maior do que 100% porque algumas empresas inovam em mais de uma dessas áreas. Nesta edição foram coletados dados de 503 indústrias de 19 setores instaladas em 91 municípios do Paraná. As informações foram disponibilizadas pelas empresas numa plataforma online entre junho e dezembro de 2016 e compiladas ao longo de 2017.

O Sistema Fiep também acaba de concluir a primeira pesquisa Bússola da Sustentabilidade, iniciativa que tem como intuito desmistificar e tornar prático o conceito de sustentabilidade no cotidiano das indústrias e promover o entendimento de que sustentabilidade e competitividade andam juntas. O estudo revelou que o emprego da sustentabilidade no modo de produzir foi um dos itens de destaque, com 4,2 pontos num score de 0 a 10. Participaram 154 indústrias de 48 municípios de 20 setores industriais.  Conheça os estudos completos acessando http://www.bussoladainovacao.org.br/ ou http://www.bussoladasustentabilidade.org.br/.