clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O concreto é um material amplamente utilizado em obras, mas quando há necessidade de produzir formas curvas, a mão de obra e os custos podem encarecer e aumentar o prazo de entrega.

Na Áustria, pesquisadores da TU Wien University desenvolveram um método de construção alternativa mais eficiente em termos de recursos chamado "Formação pneumática de concreto endurecido (PFHC)". Uma almofada de ar simples e tendões de pós-tensão adicionais transformam uma placa de concreto plana em uma concha curvada dupla. A empresa de ferrovias federais austríacas (ÖBB Infrastruktur) está atualmente testando o método em uma escala de 1:2, que posteriormente servirá de local para eventos.

O funcionamento do método de construção é mais fácil do que os processos de construção de estruturas curvas tradicionais. Inicialmente, uma placa de concreto plana, com saídas em forma de cunha, é fundida. Depois que o concreto é endurecido, a almofada de ar colocada debaixo da placa é inflada e os tendões pós-tensão na circunferência são tensionados até a forma final ser alcançada. As barras de plástico reforçadas com fibra de vidro utilizadas como reforço absorvem as cepas que ocorrem na placa de concreto. O estudo comprovou economia de até 50% de concreto e 65% de aço necessário para reforço.

O processo de transformação da cúpula de teste foi concluído com sucesso:  80 toneladas foram levantadas por apenas 20-22 milibar. O vídeo que demonstra o processo de construção pode ser assistido pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=LE-6Nrm-6zs&feature=youtu.be.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/especial/boletins-setoriais/4/.