clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)
A indústria gráfica foi bastante afetada pelo desenvolvimento da internet. Muita coisa que antes era vista em material impresso agora migrou para o online. No entanto, os impressos seguem como importantes meios de divulgação, fazendo com que o setor continue com uma ampla clientela. A evolução do ramo vem se dando de outra maneira: por meio das gráficas online (web to print).

Como o nome diz, a modalidade atua exclusivamente através do meio digital, sem sede física e com todo o atendimento por meio de um website, entregando o produto final no endereço desejado pelo cliente. O alcance nacional é outra boa vantagem para quem pensa em investir no segmento. “Com uma gráfica tradicional, a empresa acaba limitada à sua cidade de atuação, já que o sistema de entregas costuma ser presencial”, explica Marcelo Vicente, dono da MediaTall, gráfica online que atua em todo o Brasil e uma das únicas com produção com 24 horas.

O processo do pedido em uma gráfica online também é bem simples: o cliente acessa o site, seleciona o tipo de material que deseja, envia uma arte pronta, escolhe entre opções pré-definidas ou desenha na hora a partir de modelos preexistentes. Aí é só escolher quantidades, inserir os dados de pagamento e aguardar a entrega no local desejado. As gráficas online também costumam atuar com impressão digital, mais eficiente e com melhor custo-benefício.

O Brasil possuía cerca de 20 mil gráficas, que geravam aproximadamente 200 mil empregos e movimentaram R$ 45 bilhões em 2015, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). 97% das gráficas estabelecidas no país são de micro ou pequeno porte.

Com informações da Dino.com.br.