clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
Paptic é um material revolucionário e que respeita o meio ambiente, substituto do papel e do plástico. É assim que a start-up Finlandesa de embalagens, que iniciou suas operações em 2015 e patenteou a novidade, define seu produto. O material, usado para fabricar principalmente sacolas, é feito à base de fibras de madeira sustentável (entre 60 e 85%), composto 80% por matéria-prima reciclável e de combinação inédita entre papel e plástico. O Paptic se estende até 20%, em comparação com os 5 a 7% dos papéis de embalagem comuns.

Além da maior procura por embalagens sustentáveis pelo consumidor europeu, o segredo do sucesso da Paptic Ltd está no modelo de negócio. Segundo a empresa, a indústria florestal local reduziu enormemente a capacidade de fabricação de papel nos últimos anos. A Paptic procura justamente aproveitar essa infraestrutura ociosa para a produção de alto padrão com um modelo eficiente em termos de capital. E para expandir, iniciar e aumentar sua produção rapidamente, a start-up continua em busca de investimento e possíveis modelos de cooperação com fabricantes de papel.

O programa Horizon 2020 da União Europeia, criado em 2014 para colocar no mercado ideias inovadoras, concedeu suporte 2 milhões de euros à Paptic para investimento e aprimoramento técnico. Parte dos recursos será destinado à compra de novas máquinas para aumentar a produção. A nova linha deve começar a operar no ano que vem com a contratação de mais 30 empregados.