clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O livro impresso, como objeto físico, já está com o formato bem definido. Mas para concorrer com os e-books e tablets novas alternativas vêm sendo desenvolvidas mundo afora. A Dutton Books for Young Readers, parte da editora Penguin Random House, lançou os dwarsliggers - livros minúsculos e horizontais que se tornaram um formato editorial muito prestigiado na Holanda.

Julie Strauss-Gabel, presidente e editora-chefe da Dutton Books for Young Readers, encarou a descoberta como uma revelação. "Assim que os vi, foi como uma explosão", disse. "E me atribuí como missão descobrir de que maneira nós poderíamos fazer o mesmo".

A Dutton começou a lançar sua primeira leva de minilivros, com novas edições de quatro romances de John Green, que fez muito sucesso entre jovens e adolescentes. As edições têm o tamanho de um celular e a espessura de um polegar, com papel fino como uma casca de cebola. Os livros podem ser lidos com uma só mão, com texto fluindo horizontalmente, o que possibilita virar as páginas para cima, como se o leitor estivesse subindo a tela do smartphone.

É uma experiência considerada ousada que pode mudar o panorama do mercado editorial e, consequentemente, até a maneira de ler. No ano que vem, a editora planeja lançar mais minilivros. Nos últimos dez anos, cerca de dez milhões de cópias de livros nesse formato foram vendidas na Europa, com miniedições de autores contemporâneos populares como Dan Brown e John le Carré e clássicos como Agatha Christie e F. Scott Fitzgerald.

John Green e Julie esperam que leitores de uma geração que cresceu com a internet seja receptiva a um livro que pode ser lido com uma mão só. ?Os jovens ainda estão descobrindo de que maneira gostam de ler?, disse o escritor ao The New York Times. Não se pode garantir que um formato novo e desconhecido vá se tornar popular. Mas a Dutton mostra otimismo cauteloso quanto a uma decolagem do formato na temporada de festas. A tiragem inicial dos romances é de 500 mil cópias.

Com informações The New York Times.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/.