clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Cada pessoa e instituição utiliza um conceito de sustentabilidade e realiza ações tendo este conceito como princípio. Com o objetivo de identificar esta percepção geral, bem como o estágio das ações praticadas em 2017, a Fundação Espaço ECO® (FEE®) – instituída pela BASF, em parceria com a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), realizou um diagnóstico com diversos representantes do setor.

O levantamento constatou avanços nas atividades que ocorrem no campo e o manejo florestal, área que foi elogiada pelos participantes e considerada, por muitos, como referência mundial quando o assunto é fibra curta. Destaca-se também a redução das emissões atmosféricas e o odor, que para a maioria dos entrevistados é bem controlado pelas fábricas mais modernas, além da diminuição do consumo de água e a realização do tratamento de efluentes. Em se tratando de temas de caráter social, o estudo constatou que o setor é visto como um promotor de melhoria da comunidade de entorno e de seus funcionários, mas ainda há oportunidades em frentes como inclusão e diversidade.

O destaque ainda fica por conta das grandes empresas, responsáveis pela adoção das melhores práticas. Segundo o estudo, as pequenas e médias empresas enfrentam desafios para trabalhar o tema sustentabilidade.

A pesquisa foi realizada com base na abordagem Hotspot Analysis (HSA), técnica de avaliação qualitativa que permite a compreensão das percepções de diferentes partes interessadas sobre questões relevantes em uma cadeia de valor. A metodologia permite a compilação e análise de uma variedade de fontes de informação, incluindo, por exemplo, fontes de literatura, informações de mercado, pesquisa científica e opinião de especialistas.

Com informações do site Assessoria de imprensa BASF e ABTCP.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/