(Foto: Divulgação)Apesar dos números negativos em vendas em boa parte das mais de 4,6 mil gráficas da Região Sul, o mercado está cheio de oportunidades para quem quer inovar e melhorar seus resultados. Este foi o recado dado no III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica aos cerca de 300 proprietários e gestores de gráficas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Um dos palestrantes do evento, o especialista em áreas de venda e liderança e coordenador técnico de Negócios do IEL, João Carlos B. Sousa, afirma que a indústria gráfica passa por um momento de adaptação e de segmentação. “As indústrias do setor devem trabalhar focando no foco do cliente”, explica. Para ele, as novas tecnologias estão impactando todos os ramos de negócios e as empresas que evoluírem, começarem a pensar nos seus sistemas, na eficiência dos processos, na sustentabilidade, é que vão permanecer. “Não adianta só ter boa impressão. Precisam se adaptar, trabalhar com lotes menores, de forma mais rápida e econômica”, opina.
No processo de criatividade e inovação no setor gráfico, Sousa sugere metodologias como a Scamper. “É um método que explora diferentes possibilidades de se mexer no que está estabelecido, instigando mudanças em produtos e serviços com troca de partes, realinhamento de processos, inclusão de tecnologia, adaptações etc. E sempre faça as perguntas: e se eu mudar o processo? E se eu oferecer determinado serviço? E se eu criar outro produto?”.
Segundo dados da Abigraf Nacional, a produção nacional do setor deve encolher 3,4% neste ano em relação ao ano passado. Em alguns segmentos, como o promocional, o decréscimo será de até 10%. O presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, diz que os números ruins do setor gráfico refletem a crise econômica, mas também a dificuldade dos empresários em assimilarem as mudanças no mundo e as específicas na indústria gráfica, que, entre outros reflexos, levam a dificuldades de fidelização de clientes.
O III Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica foi realizado em outubro pela Abigraf-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) com o apoio das Abigrafs de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Com informações da assessoria de imprensa do evento.
Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/.
