clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A Itaipu Binacional e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) já inauguraram a terceira estação de recarga rápida de veículos elétricos, em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. A estrutura faz parte da eletrovia Foz do Iguaçu-Paranaguá, que é a primeira do Estado e vai ligar a região oeste ao litoral paranaense.

O eletroposto (como também é chamado) foi instalado na calçada em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu, ao lado da barreira de controle da usina. Outros dois já estão em operação, em Paranaguá e Curitiba. A intenção é fechar o ano de 2018 com todos os postos instalados: serão 11, no total, ao longo de 700 quilômetros da BR-277.

A expansão das estruturas já é uma realidade. O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, lançou o primeiro Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos do país no dia 9 de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba. O lançamento aconteceu durante o Encontro de Inovação em Eletromobilidade 2018, que teve palestras sobre os desafios para a eletrificação veicular no Brasil, painéis sobre tecnologias disponíveis, pitches (discursos de venda) de startups, exposição e experimentação de veículos elétricos.

Polo da indústria automotiva, o Paraná mostra-se favorável a essa transformação e, neste ano, foi o primeiro Estado a implementar uma eletrovia. Em Curitiba, eletropostos também já são realidade para abastecimento de veículos híbridos e carros elétricos. De acordo com Rafael Cury, gerente do Campus da Indústria, o novo Centro vem para acelerar a modernização das indústrias no país e capacitar profissionais por meio de cursos de curta, média e longa duração, além de contar com técnicos, de graduação e pós, dentro da área. "Vamos disponibilizar infraestrutura completa para formar profissionais e conectar todas as frentes de atuação tecnológica e de inovação, utilizando tecnologia da informação, de energia, e automotiva, com o apoio do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica e Aceleradora Sistema Fiep", afirma. "O Centro também será um vetor do empreendedorismo inovador de alto impacto, com espaços e serviços para incubação e aceleração de empresas de base tecnológica desenvolvedoras e implementadoras de soluções orientadas à mobilidade inteligente", explica.

Avanço

Uma pesquisa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostrou que nos últimos dois anos o Estado registrou aumento de 146% no número de emplacamentos de carros movidos a eletricidade. No entanto, ainda há muito o que se avançar. Otávio Derenievicki Filho, coordenador de Educação do Sistema Fiep, no Campus da Indústria, explica que as indústrias atualmente carecem de incentivos e pesquisas que tragam tecnologia e realizem formação para o setor. "Com o lançamento do Centro e uma programação de exposições e palestras, queremos promover um dia de relacionamento e engajar cada vez mais as pessoas sobre o assunto, apresentando as empresas que já estão trabalhando com o tema, como é o caso da Copel, Itaipu, Renault e Bosch", diz.

Eletrovia - Quando começou

O projeto da eletrovia foi lançado no final de março deste ano e vai permitir ao condutor de veículo elétrico deixar o litoral do Estado e chegar a Foz do Iguaçu abastecendo as baterias nos postos de recarga rápida (fast charger). Com apenas 20 minutos na tomada, aproximadamente, será possível alcançar 80% da carga.

A distância entre uma estação e outra será de até 80 quilômetros, suficientes para permitir a viagem. De acordo com Celso Novais, os veículos elétricos de primeira geração tinham uma autonomia média de 120 quilômetros; hoje, os novos carros já podem percorrer até 400 quilômetros com apenas uma carga.

As estações terão três tipos de conectores e poderão atender 99% dos veículos elétricos ou híbridos vendidos hoje no mundo.

Além de Foz do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá, estão previstos postos de recarga em Medianeira e Cascavel, também na região Oeste, além de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati, alcançando ainda o centro-sul e sudeste do Estado. A prioridade é instalar o sistema em locais que já tenham infraestrutura, como postos de combustíveis.

Com informações da Agência Fiep e Itaipú.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/.