clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O Brasil é hoje o maior exportador de tabaco do mundo, porém o consumo interno caiu 36% nos últimos 11 anos. Isso fez com que as empresas ligadas ao setor buscassem alternativas para transportar esse volume excedente para outros mercados.

Entre essas empresas está o grupo Souza Cruz, que passou a usar como estratégia o desenvolvimento de um sistema de Logística Colaborativa. "Quando vimos a redução na quantidade de cigarros, tentamos rever internamente o que poderia ser feito e descobrimos que tinha muita oportunidade ainda inexplorada", explicou Roberto Hasil, Country Logistics Manager da Souza Cruz, ao site E-commerce Brasil.

O executivo contou também que atrás de todo caminhão com cigarros segue outro carregado com peças de merchandising para os pontos de venda. "Unimos os dois conseguimos economizar. A empresa também passou a aproveitar o espaço vago nos caminhões para transportar outros tipos de produto como energéticos, barbeadores, bebidas e muitos outros. "Uma das grandes preocupações é que somos bons em transportar cigarro, mas não éramos bons em transportar outros produtos. Por isso contratamos uma empresa que faz a administração do dia a dia desta operação", afirma Hasil.

Hoje a Souza Cruz utiliza um sistema chamado de "win-win-win", no qual há ganhos ambientais, redução de custos para parceiros, para a própria empresa e para as transportadoras. "Não é disruptivo, é enxergar as oportunidades que estão dentro da empresa", disse o executivo.

Com informações do site E-commerce Brasil.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/.