clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Ivan Bueno)

O crescimento da atividade portuária e a contribuição do setor para a geração de empregos têm feito a procura por formação profissional na área aumentar em Paranaguá (PR). Isso é o que mostra um levantamento feito pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

A pesquisa aponta que o número de inscritos para ingresso no curso de Técnico em Portos aumentou 76% no início de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 520 pessoas se inscreveram para ingressar ao curso, contra 400 em 2017.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, destaca que dentre as empresas instaladas em Paranaguá, mais de 14% estão ligadas ao serviço portuário e isso influencia diretamente na cidade. Segundo ele, a atividade portuária emprega um em cada cinco dos trabalhadores de Paranaguá, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. "Estes dados demonstram a importância do Porto para o município. Além disso, os trabalhadores portuários têm um papel fundamental no crescimento da atividade".

A diretora Cristiane Zanini, responsável pelo Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga que oferece curso de capacitação, explica que o curso de Técnico em Portos inclui disciplinas teóricas e práticas. "Preparamos os alunos para atuar em vários segmentos da atividade portuária, inclusive em nichos de negócios que surgem por causa do Porto", explicou a diretora.

O Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também oferece cursos que atendem as demandas do porto, como solda, segurança do trabalho, operação de equipamentos de movimentação de cargas e cursos nas áreas de manutenção mecânica e eletroeletrônica, e futuramente deve lançar um curso para formação de técnicos portuários. "Vai ser um curso vocacionado para a movimentação portuária, pensando em toda a questão administrativa de alfândega, de desembaraço aduaneiro e de logística", afirma Roberto Silva, Gerente da Unidade do Senai de Paranaguá.

Com informações da Agências de Notícias do Paraná e Senai.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/especial/boletins-setoriais/13/.