(Foto: Gelson Bampi)A tecnologia digital já está disponível e afetará todos os setores das empresas. Essa é conclusão dos especialistas que se apresentaram no evento Jornada para o Mundo Digital, realizado em agosto pela Fiep em Curitiba. No evento, Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa da consultoria Gartner comentou que o desafio da transformação digital está na cultura das organizações.
Na gestão, segundo ele, é preciso sair do foco tradicional. As empresas precisam se abrir e observar o ambiente externo porque cada vez mais dependerão das informações de fora. Ele lembra que as ferramentas de gestão tradicionais tinham como foco o controle e no futuro digital deverão ser de direcionamento e baseadas na tomada de decisões. Dreyfuss elenca planejamento (deve ser contínuo e envolver toda a organização) e arquitetura (programas para definir e entregar recursos para as empresas) como as duas ferramentas de gestão mais importantes. “A governança é que vai manter a coerência dinâmica dessas ferramentas”, completa.
Outras mudanças estão nos papéis da liderança e dos colaboradores. Na era digital, a liderança deve agir para incentivar as pessoas a entregar resultados de forma rápida, flexível e ágil. A Gartner prevê que os relacionamentos profissionais serão baseados na confiança e que a liderança deve atuar compartilhando propósitos e no engajamento para obter comprometimento. Deve desenvolver colaboração e sistemas de recompensas em relação a contribuição que cada um deu a determinado projeto.