clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação Adidas)

Em busca da sustentabilidade e do buzz no mercado, marcas do mundo da moda apostam em ações para reduzir o impacto ambiental. Dois exemplos vêm de fora do País. Um da marca de óculos espanhola Sea2see e outro da fabricante de artigos esportivos Adidas. Ambas retiraram plástico do oceano e usaram como matéria-prima.

A Sea2see fez parcerias com pescadores da Espanha para recolher o material das águas. Depois, enviou os resíduos para a Itália, onde foi separado, transformado em um material reutilizável e usado na fabricação de óculos de sol. Todo o processo foi executado de forma manual. Os artigos foram vendidos a preços entre 80 a 100 libras, e é possível encomendar o produto aqui do Brasil através do e-commerce.

Já a Adidas usou o lixo plástico para produzir tênis e as camisas de futebol dos clubes Bayern de Munique e Real Madrid. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com a ONG ‘Parley for the Oceans’. O tênis 'Ultra Boost Uncaged Parley' traz uma malha feita da mistura de 'Ocean Plastic' (95%) e poliéster reciclado (5%).  Os cadarços, a base, o suporte do calcanhar e o forro também foram feitos de materiais reaproveitados. A Adidas produziu inicialmente 7 mil pares do modelo e as vendas iniciais nos Estados Unidos tiveram lista de espera. No Brasil, o modelo já é comercializado e custa, no site da marca, R$ 699,99.

Com informações do Estadão e da Isto É Online.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/