clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O parlamento japonês aprovou uma lei tentar reduzir a poluição do mar pelos microplásticos. O texto, porém, não inclui sanções aos infratores. O projeto de lei foi aprovado de modo unânime na Câmara Alta e estimula as empresas a acabar com o uso de minúsculas bolas de plástico em esfoliantes e cremes dentais.

A associação da indústria cosmética japonesa aconselha os seus membros a não utilizar microplásticos e, segundo o governo, os principais fabricantes deixaram de recorrer a este produto.

As bolinhas, assim como as partículas procedentes de bolsas ou utensílios de plástico, invadem os oceanos. Microalgas e organismos acabam se fixando nestes pequenos pedaços de plástico e o odor atrai os peixes, que consomem o material, fazendo com que os produtos químicos entrem na cadeia alimentar.

Com informações da AFP.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.