clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Uma empresa de São Paulo está levando a sério o conceito de economia circular, em que a sustentabilidade ambiental do produto começa na concepção da matéria-prima e vai até o seu reaproveitamento, após o descarte.  

Em 1998, a empresa idealizada pelo uruguaio radicado no Brasil Jean Muzzi começou a fazer pesquisas para desenvolver uma bicicleta feita com materiais recicláveis. Foram pesquisados pet e nylon até que, em 2008, surgia a primeira bicicleta confeccionada em plástico e peças de material reciclável. A Muzzicycle é composta de 90% de material fabricado no Brasil, e as partes metálicas são parcialmente produzidas em alumínio reciclado. O resultado é uma bicicleta que não enferruja, dispensa solda e amortecedor, não passa pelo processo de pintura já que é feita de plástico injetado, e não utiliza minério de ferro e nem bauxita.

Cálculos da empresa apontam que a produção recicla 15 mil toneladas de materiais plásticos por ano, matéria-prima para 132 mil quadros de bicicletas. Segundo a Muzzicyles, isso equivale à economia de 980 toneladas de petróleo e à redução de aproximadamente 6 mil kg de CO2, gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Antes de chegar ao mercado, o produto passou por vários testes e foi aprovada de acordo com normas do Inmetro. A patente já foi obtida em 140 países. Além do Brasil, a empresa comercializa as bicicletas de plástico com mais quinzes países, entre eles Estados Unidos, Alemanha e França.

 

Leia mais notícias sobre o setor no site https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.