clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Somente 90 dias. Esse foi o espaço de tempo necessário para e que os australianos reduzissem em 80% a utilização e o descarte de sacolas plásticas. A principal causa dessa diminuição? Duas das maiores redes de supermercado do país deixaram de oferecer sacolas plásticas gratuitamente.

Segundo a Associação Nacional de Varejo (NRA, sigla em inglês) cerca de 1,5 bilhão de sacolas deixaram de ser distribuídas durante os três primeiros meses da iniciativa. Segundo a instituição, algumas lojas e supermercados informaram que a redução chegou a 90%.

"A decisão de alguns varejistas de não oferecer mais sacolas plásticas de uso único certamente recebeu uma resposta hostil de alguns consumidores inicialmente, mas esses varejistas merecem crédito por reduzir drasticamente o número de sacolas em circulação", afirmou David Stout, executivo da associação nacional do varejo. "A grande maioria dos clientes utiliza agora suas próprias sacolas". O dinheiro arrecadado com a venda das sacolas é revertido para instituições de caridade.

No mundo inteiro, 32 países já proibiram ou taxaram a distribuição de sacolas plásticas. No Brasil, algumas cidades, como São Paulo, aprovaram medidas para redução do consumo da sacola. Existem também diversos Projetos de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Com informações do site Conexão Planeta e Horizonte.

 Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.