clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Estudo de mercado encomendado pelo PICPlast, Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, constatou que o transformador de plástico no Brasil busca por iniciativas que o ajude a vender mais (59,4%) e acredita que inovação em produtos (49,3%) é o caminho para o crescimento. Para 59,4% dos entrevistados, abrir novos mercados é a prioridade.

A pesquisa também revelou o perfil desses empresários: homens (78,1%), com mais de 35 anos (82,3%) e com escolaridade superior à graduação (86,7%), que conduzem empresas familiares (70,1%), com 50 a 500 funcionários (61,5%), localizadas no estado de São Paulo (46,8%).

Segundo o levantamento, os produtos plásticos são obtidos a partir da fusão das matérias-primas e da conformação em moldes ou matrizes. Para a extrusão de filmes (ramo de 55,8% dos participantes da pesquisa) é usada uma máquina extrusora onde a matéria-prima fundida forma filmes flexíveis que, posteriormente, serão transformados em embalagens. Já para a injeção (31,7%) é usada uma máquina injetora que leva o material fundido ao molde através de um bico, formando peças de formatos e aplicações diversas. Outro tipo de transformação que aparece em destaque é a extrusão sopro (20,5%) que produz, por exemplo, frascos para alimentos e bebidas, com a aplicação de ar comprimido dentro do molde, expandindo o material fundido.

Com informações da assessoria da PICPlast.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.