clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Edla Lima)

Após quase três anos de trabalho, uma equipe de cerca de 30 pesquisadores de quatro instituições, sob a coordenação da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), desenvolveu um tipo de plástico biodegradável feito da amêndoa do caroço de manga misturado com o biopolímero natural, o PHBV. O novo material tem aplicações na fabricação de embalagens, e até no setor médico para compor matrizes ósseas.

Os pesquisadores testaram, em diferentes concentrações, a utilização dos resíduos do processamento da manga como reforço de biocompósitos biodegradáveis usando o PHBV em moldagem por compressão. A adição do pó da amêndoa do caroço de manga promoveu uma nova estrutura no polímero. Os biocompósitos apresentaram maior interação intermolecular, o que promoveu maior dispersão e distribuição do material de enchimento.

Foram avaliadas diferentes concentrações da amêndoa e da casca do caroço de manga como carga de reforço em biopolímeros comerciais (PLA e PHBV), adicionados ou não de quatro diferentes tipos de argilominerais concentrados e organofilizados. Para avaliar resistência, cristalinidade e elasticidade, os materiais resultantes foram analisados por calorimetria de varredura diferencial (DSC), análise termogravimétrica (TGA), microscopia eletrônica de varredura (MEV) associado à espectrometria de energia dispersiva de raios-X (EDS), ressonância magnética (NMR1H), difratometria de raios-X (DRX) e infravermelho (FTIR). Agora, a equipe pesquisa formas de chegar a um produto comercial.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013), o Brasil é um dos maiores produtores de manga do mundo com uma produção de mais de 1 milhão de toneladas por ano. O processamento industrial de manga para polpas e sucos resulta no descarte dos caroços, correspondente a valores entre 40% e 60% do seu volume.

Com informações da Embrapa (DF).

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.