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Demonstração dos nanotubos de carbono impressos
em uma superfície flexível. Protótipo (ao centro), e logos da Duke University e da indústria parceria
na pesquisa (Foto: Divulgação Duke University)
Engenheiros eletricistas da Duke University, na Carolina do Norte (EUA), inventaram um sensor impresso barato que pode monitorar
pneus de automóveis em tempo real, avisando os motoristas quanto ao desgaste. Se for adotado, o dispositivo aumentará
a segurança, melhorará o desempenho do veículo e reduzirá o consumo de combustível. O grupo
espera que o sensor de desgaste de pneu seja o primeiro de muitos no mercado de sensores de controle rodas e pneus, hoje calculado
em de US$ 2 bilhões.
Demonstração dos nanotubos de carbono impressos
em uma superfície flexível. Protótipo (ao centro), e logos da Duke University e da indústria parceria
na pesquisa (Foto: Divulgação Duke University)Em colaboração com uma indústria do ramo, os pesquisadores demonstraram
o uso de nanotubos de carbono metálico (pequenos cilindros de átomos de carbono com apenas um bilionésimo
de metro de diâmetro) que podem acompanhar as alterações no material com 99% de precisão. Com duas
patentes pendentes, os pesquisadores estão no processo de estabelecer colaborações com a indústria
para levar a tecnologia ao mercado.
A tecnologia baseia-se na mecânica sobre como campos elétricos interagem com
condutores metálicos. Os testes também provaram que a malha metálica incorporada aos pneus não
interrompe o funcionamento dos novos sensores e que os nanotubos metálicos de carbono são duráveis o
suficiente para sobreviver ao ambiente severo dentro de um pneu. Os sensores podem ser impressos na maioria dos materiais
usando uma impressora a jato de aerosol - mesmo dentro dos próprios pneus.
