clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Em Campinas está sendo construído um sistema de compostagem para transformar 200 toneladas diárias de resíduos urbanos vegetais em compostos orgânicos – algo em torno de 70 toneladas de adubo – que serão utilizados em áreas do município e em culturas do Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, parceiro no projeto.

Batizado como Reciclar Verde, o sistema é o primeiro resultado do projeto Agropolo Campinas – Brasil, apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A iniciativa é inspirada em modelos internacionais – entre eles o Agropolis International, na França, e o Silicon Valley, nos Estados Unidos – e busca soluções inovadoras em temas da bioeconomia como resíduos urbanos e agrícolas; energia, reciclagem de nutrientes e fertilizantes; tecnologias para agricultura de precisão; uso sustentável da água; alimentos funcionais; biocombustíveis avançados para aviação e transporte pesado; e biomassa para produtos químicos.

Colaboram juntos nos projetos várias universidades, institutos de pesquisa, os poderes públicos estadual e municipal e a iniciativa privada com o objetivo de identificar áreas estratégicas para traçar um roteiro que alavanque a participação da bioeconomia – uma economia sustentável, baseada em recursos biológicos – dos atuais 20% para 30% em 2025 e 40% em 2050 em plano nacional. A meta é contribuir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, criar produtos com alto valor agregado e aumentar o número e a qualidade dos empregos formais.

Com informações da Agência Fapesp.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/.