(Foto: Fotolia)O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios fecharam uma parceria para identificar substâncias bioativas em extratos vegetais da biodiversidade brasileira. Com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e investimento inicial de R$ 10 milhões, o programa de prospecção da biodiversidade quer descobrir e desenvolver novos medicamentos inicialmente nas áreas de oncologia e dermatologia, baseados em moléculas encontradas em plantas de diferentes biomas brasileiros.
O programa é inédito no País por reunir o CNPEM, que tem grande experiência no desenvolvimento e condução dos ensaios para a identificação de compostos bioativos utilizando equipamentos de alta tecnologia; a Phytobios, com mais de dez anos de experiência na condução de expedições de bioprospecção em biomas brasileiros, e o Aché, que tem expertise nas etapas de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores, incluindo otimização de moléculas e know-how em fitoterápicos.
A busca por moléculas bioativas começará na biblioteca de produtos naturais construída pela parceria entre o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM e a empresa Phytobios. No acervo, há extratos e frações derivados de centenas de espécies vegetais do Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Floresta Amazônica.
Essas substâncias serão testadas em ensaios de alto desempenho, desenvolvidos para verificar suas atividades biológicas e potencial terapêutico. As substâncias identificadas como promissoras para terapias em oncologia e dermatologia com diversas indicações potenciais serão otimizadas antes de seguirem para avaliações de segurança e eficácia em testes pré-clínicos e clínicos. A expectativa é que novos produtos e tecnologias sejam patenteados e disponibilizados ao mercado em até 15 anos.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/
