(Foto: Fotolia)Cosméticos e Perfumaria é a categoria que lidera a participação de vendas on-line, com 15% de participação, de acordo com dados do 38º Webshoppers, do Ebit/Nielsen. Segundo a instituição, o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento representa um faturamento de R$ 23,6 bilhões.
O crescimento se deve, principalmente, ao fortalecimento da presença de grandes fabricantes desse tipo de produto no ambiente on-line. "Temos visto um grande investimento da indústria de cosméticos no comércio eletrônico, com forte presença em marketplaces, assim como a ascensão das redes de perfumaria", afirmou Pedro Guasti, consultor de negócios da Ebit/Nielsen, ao site Cosméticos BR.
A pesquisa aponta ainda que a região Sudeste continua tendo a maior relevância nas compras on-line, com 61,2% de participação de produtos do Brasil, perdendo aos poucos sua hegemonia para as outras regiões. De acordo com o levantamento, a faixa etária que mais compra no comércio eletrônico está entre 35 e 49 anos.
A porcentagem de mulheres ultrapassou, pela primeira vez, a quantidade de consumidores do sexo masculino: 51,5% contra 48,5%, respectivamente. "O crescimento tem a ver com sortimento e tipo de produtos que mulheres compram mais do que homens. As categorias mais procuradas pelo sexo feminino são as de roupas, acessórios e perfumaria", destacou Guasti.
No entanto, o estudo revelou também que houve retração de 7% em relação ao ticket médio gasto pelos consumidores brasileiros, que deve fechar 2018 com aumento de 4%, considerando a situação política e econômica do país nos próximos meses. De qualquer forma o movimento deverá ser positivo, com aumento de 12% no comércio eletrônico até o fim do ano, representando um crescimento de 8% no número de pedidos.
Com informações de Cosméticos BR
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/.