clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação Fundação Banco do Brasil)

Um dessalinizador de baixo custo, desenvolvido a partir da captação de energia solar, recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017. O equipamento transforma água salobra em potável e foi produzido a partir de uma experiência envolvendo alunos do curso de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP), no campus II da UEPB, na cidade de Lagoa Seca, na região do Agreste da Paraíba.

O modelo, que custa até R$ 1 mil por unidade, consiste em uma caixa construída com placas pré-moldadas de concreto, com cobertura de vidro, que possibilita a passagem da radiação solar. Com isso, aumenta-se a temperatura dentro do dessalinizador, fazendo com que ocorra a evaporação da água armazenada numa lona encerada (“lona de caminhão”). O projeto já beneficia 37 famílias em três cidades da Paraíba onde, de setembro a dezembro de 2017, não foram registradas chuvas, conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).

De acordo com o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Francisco Loureiro, o dessalinizador foi projetado a partir de um trabalho de construção participativa, envolvendo alunos e agricultores da região. A ideia surgiu diante da necessidade de facilitar o acesso à água potável para as famílias que vivem em regiões com escassez de água. O professor credita à escassez da chuva na região o incentivo para criar o dessalinizador e fazer com que as famílias continuem sobrevivendo de suas terras, a partir de alternativas ecológicas e técnicas.

A procura pelo projeto, segundo ele, tem sido grande por se tratar de um método simples, de baixo custo e manutenção. O desejo do professor é transformar essa iniciativa em um projeto de política pública, como aconteceu com a construção de cisternas.

Com informações do site G1 e Fundação Banco do Brasil.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/