(Foto: Divulgação Texas Univesity)Um aparelho batizado de MasSpec Pen pode identificar tecidos cancerígenos em segundos. A invenção é de cientistas e engenheiros da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. A utilização, segundo o que foi publicado pela revista Science Translational, será em cirurgias.
A ferramenta é uma espécie de caneta que analisa os tecidos em dez segundos e dá um diagnóstico com 96% de precisão. A tecnologia, 150 vezes mais rápida do que as ferramentas atuais para diagnóstico, também detecta câncer em locais de composição celular mista. De acordo com a diretora do estudo e professora de Química da Universidade, a brasileira Livia Schiavinato Eberlin, a novidade poderia melhorar enormemente as probabilidades de os cirurgiões eliminarem todo o câncer em uma operação.
Na prática, o aparelho analisa moléculas do tipo metabolito e outros biomarcadores que são como rastros digitais da doença. Um programa estatístico, gerado a partir da base de dados criada pelos cientistas, ajuda no procedimento. Assim que a MasSPec Pen completa a análise, uma tela mostra o diagnóstico "normal" ou "câncer”. A equipe também provou que a ferramenta conseguiu detectar com sucesso câncer em ratos durante uma cirurgia, sem danificar tecidos saudáveis. Os testes em cirurgias oncológicas humanas devem ser realizados ainda neste ano.
Com informações da Agência EFE.
Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/.
