clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Uma empresa na Rússia criou um detergente para limpeza de água, um dos mais frequentes motivos de poluição no país. Segundo a fabricante BioMicroGel, criada em 2012, seu produto é capaz de limpar desde germes domésticos até derramamento de petróleo.

A tecnologia usa componentes naturais e foi derivada de métodos da indústria farmacêutica nos quais reagentes encapsulam substâncias ativas para fornecer o medicamento a um órgão do corpo e, depois, se dissolvem. Os microgéis cobrem os poluentes com uma camada de polímeros que se ligam de modo que a massa gelatinosa possa facilmente ser removida da água. Depois de passar pelos sistemas de esgoto e para águas abertas, os biomicrogéis levam apenas alguns dias para se dissolver.

A invenção já adquiriu mais de 20 patentes em 19 países diferentes. A BioMicroGel teve suporte do Fundo Skolkovo na Rússia e foi a primeira startup russa a chegar às finais na aceleradora internacional de startups Mass Challenge em 2016. Também foi a primeira empresa privada do país a passar pela seleção da Comissão Europeia no programa Horizonte 2020, e em parceria com a empresa de sistemas de engenharia Adamatic recebeu 50 mil euros em doação para investir em pesquisa e implantar soluções para a remoção de poluição por petróleo em portos e canais urbanos.

Atualmente a empresa produz 60 toneladas de detergente doméstico por mês e comercializa para 15 regiões da Rússia, além de ter dois contratos fixados, um com uma empresa mineradora e outro com uma metalúrgica.

Com informações do jornal Valor Econômico.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/.