clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Aché, Bayer, Boehringer Ingelheim, Janssen-Cilag e Libbs serão as primeiras empresas a participar da fase experimental do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), do Ministério da Saúde e da Anvisa, que irá monitorar produtos produzidos, vendidos e dispensados no Brasil. A rastreabilidade de medicamentos e o controle, deverá ser realizado por meio de sistema de identificação DataMatrix, com o emprego de tecnologias de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados.

A rastreabilidade de medicamentos no Brasil vai possibilitar ao consumidor a garantia de origem e deve contribuir para inibir a venda de produtos roubados ou falsificados. O mercado farmacêutico mundial movimenta mais de 1 trilhão de dólares por ano e o setor sofre com alto grau de falsificações. Segundo a WHO (World Health Organization) e Center for Medicine in the Public Interest, medicamentos falsificados representam até 10% no mundo.

Para o Aché, além de atender à nova legislação, por meio de um aplicativo, os consumidores poderão consultar as informações da marca e dos produtos. “Poderemos fidelizar o consumidor oferecendo informações adicionais relacionadas à saúde e bem-estar” explica Paulo Nigro, presidente do Aché. Adriano Alvim, diretor de Operações do Aché, ressalta que “a indústria farmacêutica precisa acelerar para garantir que a lei seja atendida por toda a cadeia no prazo determinado”.

Entre os principais pontos a serem adotados estão a gravação das informações nas embalagens dos produtos, a transmissão dos dados e o atendimento aos prazos definidos pela agência reguladora. Segundo a legislação, até abril de 2019 deve se iniciar a implantação do sistema em toda a cadeia produtiva, processo que deve ser finalizado em 2022.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/especial/boletins-setoriais/11/.