clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Gelson Bampi)
O governo federal começou a discutir uma nova política industrial para o setor automotivo em substituição do Inovar-Auto, que vale somente até o final deste ano. O novo programa, intitulado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços de ‘Rota 2030’, terá como foco a tecnologia e a competitividade.

Na prática, será criado um grupo de trabalho para planejar a política industrial para além dos ciclos políticos normais de 4 em 4 anos. Além de acompanhar os planos da indústria, que preveem investimento e mudanças a mais longo prazo, a discussão tem como pano de fundo as novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor. O grupo GAN 2030 (Grupo de Alto Nível – Mobilidade e Logística) vai debater os principais desafios para a indústria automotiva nos próximos 15 anos e recomendar medidas para a competitividade da cadeia de valor do setor automotivo no Brasil.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet, em entrevista à Agência Reuters, comentou que a política atual vem sendo muito criticada por ser "excessivamente protecionista", impedindo a entrada de veículos importados no país. A política também começa a ser discutida num momento em que a indústria automotiva busca ampliar as suas exportações face à queda na demanda interna.

Com informações do G1.