clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
A era dos Jetson – famoso desenho animado futurista criado pelo estúdio Hanna-Barbera nos anos 60 – finalmente chegou. Um projeto desenvolvido pela Embraer e pelo Uber deve colocar nos ares de Dallas e Dubai, em caráter experimental, já em 2020, protótipos do Uber Elevate Network.

As empresas trabalharão no desenvolvimento e implantação de um sistema para uso de pequenos veículos, com decolagem e aterrissagem vertical e controle de tráfego. Os carros voadores terão motores elétricos para reduzir ruídos e a emissão de poluentes. Segundo informações do Uber, publicadas pelo portal de notícias G1, uma viagem entre Campinas e São Paulo, que demoraria duas horas de carro, seria feita em 18 minutos com os novos veículos.

Na Holanda, já no ano que vem, um giroplano chamado de PAL-V vai começar a operar. No solo, o veículo chega a 100 quilômetros em nove segundos e a 160 km/h. No ar, alcança 3 mil metros do solo (cerca de 1/3 da altura alcançada por um avião comercial) e tem autonomia de voo para ir do Rio de Janeiro a São Paulo. Os primeiros modelos já foram comercializados por um valor equivalente a R$ 80 mil.

Com informações do G1 e do Fantástico.