clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Volkswagen)
A nova política industrial para o setor automotivo, Rota 2030, vai substituir o Inovar-Auto e deve ser lançado até o final do ano no Brasil. Já se sabe, no entanto, que o novo acordo terá a eficiência energética como condição. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a previsão é de que até 30 de agosto todos os pontos do novo regime estejam concluídos. Os últimos meses do ano serão destinados às regulamentações necessárias para que tudo esteja em vigor a partir de 1o de janeiro de 2018.

Lá fora, no entanto, iniciativas da indústria automotiva confirmam o carro elétrico como um modelo possível para o transporte no futuro. Um estudo da Bloomberg New Energy Finance, divulgado recentemente, confirmou que os carros movidos a bateria carregada na eletricidade serão mais baratos que os modelos atuais já em 2025 na Europa e nos Estados Unidos. A Volvo, cuja divisão de automóveis hoje pertence à chinesa Geely, também anunciou que em 2019 todos os seus modelos serão equipados com motores elétricos, seguindo exigências do governo daquele país para combater a emissão de poluentes. Ao mesmo tempo, a Volkswagen resolveu relançar a Kombi, rebatizada de Volkswagen ID Buzz, com a mesma forma de motorização. 

Segundo a Itaipu Binacional, a introdução dos veículos elétricos no Brasil não causaria grandes impactos no consumo de energia do país, principalmente porque a mudança não ocorre de um dia para outro. A frota de veículos brasileiros levaria em torno de dez anos para ser renovada. “Numa hipótese absurda de que todos os veículos novos obrigatoriamente fossem elétricos, então o Brasil introduziria em torno de 3,5 milhões de veículos elétricos ao ano. Nesta hipótese, o aumento de consumo de energia no Brasil seria algo em torno de 3% ao ano”, diz o coordenador de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu, Celso Novais.

Com informações do UOL, Valor Econômico e Motor1.com

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