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Um novo dispositivo conectado a um aplicativo quer aumentar a transparência na relação entre oficinas e clientes. O sistema usa as informações do OBD para diagnosticar problemas e reunir dados do automóvel, que são apresentados ao motorista no aplicativo de celular. “Ao levar o carro a uma oficina para consertar, muitos motoristas já tiveram a sensação de serem enganados. Queremos acabar com isso e aumentar a transparência desta relação”, diz Gal Aharon, cofundador da Engie ao lado de Alon Hendelman. A startup tem colaboração de Uri Levine, um dos criadores do Waze.

A Engie conta com 200 mil clientes em cinco países, incluindo Estados Unidos e México. Mas só no Brasil o plano é alcançar 2,5 milhões de usuários, número correspondente a 5% da frota nacional que a empresa estima em 50 milhões de veículos. A tecnologia pode ser usada em qualquer automóvel fabricado depois de 2002, quando o OBD já era implementado de fábrica. O Engie pode detectar mais de 10 mil defeitos e alertar o dono do carro sobre a necessidade de manutenção preventiva, trazer informações de consumo de combustível e de tempo de condução do automóvel. 

No modelo de negócio da Engie, o consumidor paga a partir de R$ 59 para comprar o dispositivo no Brasil e usa o aplicativo gratuitamente. A plataforma mostra as oficinas mais próximas, fornece a avaliação dos usuários que já fizeram serviços lá e permite fazer cotações on-line. O mecânico vai pagar um percentual à Engie quando o cliente for levado até ele pelo aplicativo e fizer o serviço, mas a comissão ainda não está definida. A empresa calcula que, só pela possibilidade de comparar preços, a solução garanta economia média de 35% ao consumidor.

O bom funcionamento do serviço, no entanto, depende de escala, assim como o Waze. Quanto maior o número de usuários, mais robusta é a base de dados, melhorando a precisão dos diagnósticos, volume maior de avaliação dos serviços das oficinas e mais interesse dos mecânicos em oferecer cotações dos serviços no app. Por enquanto a plataforma começa a rodar no Brasil somente com a função de diagnóstico e informações do carro e com a localização das oficinas, sem o preço dos serviços.

Com informações do site Automotive Business.

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