clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Os motoristas agora podem contar com um aplicativo gratuito para smartphones, que promete ajudar na procura por oficinas e autopeças. Ele oferece opções de peças, alertas de revisões e até um mecânico virtual que tira dúvidas sobre problemas com carro. Com várias atualizações em curso, a startup Otimicar, criada em 2013, quer ir muito além da ligação com os serviços de manutenção de carros.

"Conectamos também serviços de lava a jato, postos de combustíveis e até estacionamentos. Futuramente, vamos criar aplicativos para atender a caminhões e motos, ou seja, fazer tudo o que é possível para facilitar a vida das pessoas nesse novo mundo 4.0", afirmou Diogo Campagnolo, sócio e CEO da empresa, ao jornal DCI. "O app será uma central completa de cuidados de veículos, tudo o que carro precisa ou o proprietário em relação ao carro", completa.

A plataforma idealizada no Distrito Federal quer modificar mercado de autopeças e mecânicas no Brasil e para isso engloba toda a cadeia automotiva - do fabricante de peças, passando por distribuidores e prestadores de serviços. "Nossa rede é de oficinas 4.0 certificadas, com digitalização das informações de usuários, facilitando checklist dos veículos, com recomendação do que deve ser feito, em que tempo, e criando transparência em um setor cujos preços variam de acordo com a pressa do cliente."

O app, por meio dos veículos cadastrados, também auxilia na previsibilidade de serviços e permite programar fornecedores e, com isso, melhorar preços da assistência e peças vendidas no marketplace da plataforma. "Quando conectamos o usuário do app às melhores opções, o consumidor final economiza", afirma Campagnolo.  

A empresa mira 15 mil veículos até o final deste ano na capital federal. Nos planos, expansão para São Paulo entre outubro e meados de dezembro. "Até final de 2019 queremos estar em 40 regiões. Nossa meta é chegar ao final de 2020 com 1 milhão de veículos e mil oficinas no país", prevê. Em 2013, quando criada, a empresa focou no marketplace e oficinas parceiras. Em 2017, foi lançada a conectividade e o novo app.

Com informações do jornal DCI.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.