clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Cada vez mais as empresas exigem profissionais qualificados e focados em resultados em suas especialidades. Para atender essa demanda, a Faculdade de Tecnologia Senai Curitiba passará a ofertar em 2019 os cursos de Bacharelado em Engenharia Automotiva e Bacharelado em Engenharia de Energias.

Alessandro Kulitch, coordenador dos dois cursos, explica que a oferta está diretamente ligada a estudos de necessidade de profissionais que têm a prática e a teoria alinhados às demandas tecnológicas do exigidas. "Existe uma grande demanda tanto para a Engenharia Automotiva quanto para a Engenharia de Energias, pois são cursos que estão embasados nos maiores mercados nacionais", explica.

Os cursos seguem o DNA da instituição e as normativas e diretrizes do MEC, que preveem duração de cinco anos e 3.600 horas, com aulas privilegiando o uso de laboratórios e de profissionais ministrando as aulas de forma prática e contextualizada. Visando a sinergia e a integração, eles serão ofertados pela Faculdade de Tecnologia Senai Curitiba em parceria com a Faculdade de Tecnologia Senai CIC, trazendo a essência da metodologia Senai para dentro da educação superior mediante a inserção da prática na formação do futuro engenheiro.

Welder Siena, da Faculdade de Tecnologia Senai CIC, explica que estrutura em geral da faculdade e os laboratórios, bem como a metodologia utilizada no desenvolvimento do perfil do curso, projeto pedagógico e demais elementos norteadores da vida acadêmica foram motivadores para a conquista do conceito 4 do MEC. "A estruturação, apoio e sinergia dos componentes do Sistema Fiep possibilitaram avaliar e criar diferenciais de oferta e formação, fato que surpreendeu a comissão avaliadora, colocando a Faculdade de Tecnologia Senai Curitiba em um patamar de respeito na questão comprometimento e desenvolvimento da educação superior", complementa.

Os cursos têm enfoque tanto para quem está inicializando seu processo de desenvolvimento profissional quanto para os profissionais que já atuam no mercado, e são uma novidade no quadro educacional paranaense. "Esperamos uma aceitação ampla por parte do alunos e empresas que devem absorver esses profissionais antes mesmo de sua formatura", conclui Kulitch.

As inscrições seguirão o calendário normal de vestibular da Faculdade do Senai ainda neste final de 2018.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.