clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

O Programa Pronaf Mais Alimentos, do governo federal, passou a parcelar, em até dez anos, motos fora-de-estrada ou de uso misto com cilindrada de 150 a 250 cc. A modalidade de financiamento favorece apenas famílias agrícolas cadastradas no programa e oferece taxas de juros mais baixas do que as praticadas comumente pelo mercado, que variam entre 0,5% e 4,6% ao ano.

O Pronaf, além do prazo de 120 meses para pagar, oferece carências de até 36 meses. As motos disponíveis pelo programa são fabricadas pela Honda e Yamaha e estão cadastradas no site da Sead/Pronaf. Pela Honda, os modelos participantes são NXR 160 Bros, XRE 190 e CRF 230F (fora-de-estrada). Os modelos Yamaha que participam do programa são a XTZ 150 Crosser, a XTZ 250 Lander e a XTZ 250 Ténéré.

O programa do governo federal também permite a aquisição de outros produtos desse tipo. Da Honda é possível comprar o quadriciclo TRX 420 Fourtrax e motores estacionários a gasolina (para geradores de energia e bombas d'água, por exemplo) com potência entre 1 e 22 hp. Da Yamaha estão disponíveis motores de popa também a gasolina (de dois e quatro tempos) com potência entre 15 e 90 hp.

Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (associação que reúne fabricantes de motos em Manaus), em entrevista ao site Automotive Business, recordou que existem 4 milhões de famílias agrícolas cadastradas no Mais Alimentos e que as motos, quadriciclos e outros produtos contemplados pelo programa já são bastante usados no campo e atividades pesqueiras. "O crédito dá aos agricultores o acesso a produtos mais modernos, com melhor desempenho e garantia de fábrica", afirma Fermanian.

Com informações do site Automotive Business.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.