clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep, por meio do Senai-PR, acaba de inaugurar o Instituto de Veículos Híbridos e Elétricos. Trata-se de um centro de formação pioneiro no País, resultado do investimento de R$ 13 milhões em obras, equipamentos e softwares obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), dentro do programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira.

O projeto é inédito porque traz uma infraestrutura dedicada e equipamentos exclusivamente escolhidos para educação, tecnologia e inovação na área. Os equipamentos estão vinculados aos laboratórios de Módulo Energia (baterias e capacitores e motores à combustão), de Módulo Tração (máquinas elétricas e eletrônica), de Módulo Controle (integração de sistemas e conectividade) de Módulo Operação (interoperabilidade e trem-de-força), totalizando quatro macro áreas e oito laboratórios. Além das disciplinas convencionais, como motores à combustão e suspensão, temas novos como infotainment, conectividade e smatgrids fazem parte da grade curricular. As inscrições serão abertas em 2018.

“É uma iniciativa estratégica que permitirá que as indústrias do setor automotivo entrem neste tema de forma consolidada sem que corram o risco de não encontrar profissionais qualificados para o desenvolvimento e fabricação de tais produtos. A cadeia de suprimentos/fornecedores do setor automotivo também será muito beneficiada pela antecipação e adequação de suas tecnologias”, diz o diretor regional do Senai- PR, José Antonio Fares.

Para instalar o centro de formação, o Senai-PR consultou indústrias e sindicatos do setor. “Houve uma atenção especial com o futuro destas empresas, vista o notório desenvolvimento deste tema em países densamente industrializados”, explica o pesquisador especialista do Senai-PR Nério Vicente Junior, responsável pela elaboração e implantação do projeto.

A infraestrutura permitirá a formação de até 600 alunos por período (manhã, tarde e noite). Segundo Vicente, esse número deve ser alcançado somente quando o Centro atingir a capacidade plena, daqui a algo entre três e cinco anos.

Além do centro de formação, as Faculdades da Indústria do Sistema Fiep lançaram a pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos. As aulas da primeira turma começam em março de 2018 e serão 30 vagas disponíveis. O curso é de 360 horas e terá a duração de 18 meses. O desenvolvimento da matriz curricular contou com a participação de especialistas do Senai-PR, da Universidade de São Paulo (USP), da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), da Fundação Getúlio Vargas, da Bosch e de outras empresas do setor.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/.