clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Sono Motors)

Na onda dos carros elétricos, que são a promessa para reduzir a poluição nas grandes cidades, a startup Sono Motors, instalada em Munique, na Alemanha, acaba de lançar o Sion. O veículo é elétrico e o primeiro do mundo movido à energia solar. Sua bateria recarregável pode trafegar até 250 km com autonomia de 30 km por dia. Se for preciso rodar mais, é possível ser recarregado como um carro elétrico convencional. O preço: 16 mil euros, ou aproximadamente R$ 60 mil.

O veículo é composto por 330 células fotovoltaicas localizadas no teto, nas duas laterais, no capô e na parte traseira. O exterior do carro é composto principalmente de policarbonato à prova de ferrugem e resistente a riscos. O Sion tem espaço para cinco passageiros e é equipado com seis airbags. No interior, um forro de musgo integrado ao sistema de ventilação funciona como um filtro natural para limpar partículas de poeira do ar. Uma tela inteligente mostra ao motorista os dados de desempenho do carro enquanto dirige.

Graças à tecnologia de carregamento bidirecional, o Sion não só pode gerar, mas também fornecer energia, o que transforma o carro em uma estação de energia móvel. Ele pode carregar baterias de dispositivos eletrônicos comuns com até 2,7 kW ou até 7,6 kW com plugues de tipo 2.

Com informações do Ciclo Vivo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/especial/boletins-setoriais/10/