clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Ivan Bueno)
O volume exportado de açúcar e produtos de confeitaria cresceu 37,9% de janeiro a julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. Nos primeiros sete meses, o total comercializado nesta categoria de mercadorias foi de US$ 553,9 milhões. Os dados são do levantamento do departamento de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep divulgado em meados de agosto.

Entre os principais países-destino, estão em primeiro e segundo lugares, respectivamente, Argélia e Malásia. A Argélia é o principal mercado nas compras de açúcar bruto. Neste ano, nos primeiros sete meses, o país comprou um total de US$ 81,915 milhões. Já a Malásia, que neste período ocupa a segunda posição, adquiriu US$ 60,0 milhões em açúcar bruto.

“O interessante nas exportações de açúcar e confeitaria foi o surgimento de um novo mercado para esses produtos. Na análise de uma série histórica, a partir de 2012,  observamos o surgimento do mercado da Estônia. A economia paranaense até então não exportava produtos de açúcar e confeitaria para este país. É um mercado completamente novo que a indústria do açúcar e da confeitaria descobriu e está explorando”, comenta o analista técnico do departamento de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep, Evânio Felippe.

Neste ano, a Estônia comprou um total de US$ 29,716 milhões. Desse montante, açúcares e sacarose correspondem a US$ 27,4 milhões. Outros produtos são extratos, essências e concentrados de café, chá ou mate (US$ 1 milhão) e madeira compensada, folheada e estratificada (US$ 789,2 mil).

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