SINVESTE CIANORTE

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

Criação de um instituto de desenvolvimento será tema prioritário do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep

Instituto deverá executar ações planejadas pelo conselho e irá articular os interesses do setor no meio político. Para 2014 e 2015, o conselho também definiu outros objetivos de trabalho, como fortalecer a divulgação da moda paranaense e valorizar os trabalhadores do setor

clique para ampliar>clique para ampliarReunião do Conselho Setorial em 14 de fevereiro (Foto: Agência Fiep)

O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep estabeleceu como projeto prioritário para 2014 e 2015 a criação de um instituto de desenvolvimento do setor têxtil e de vestuário. A decisão foi acatada em reunião, no dia 24 de janeiro, no Campus da Indústria, por representantes dos sindicatos das indústrias têxtil e do vestuário. Também estiveram presentes na reunião o diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), Marcelo Prado, e representantes da Fiep e do Sebrae.

“Precisamos ter pessoas para trabalhar nas ações que planejamos. E com a criação do instituto, que irá trabalhar alinhado ao conselho, poderemos também articular melhor os interesses do setor e apresentá-los aos políticos”, afirmou Marcelo Surek, coordenador do conselho do Vestuário. “Os sindicatos possuem estruturas enxutas, tendo tempo para decidir, mas não para executar. Assim, se não há pessoas dedicadas às ações, nada acontece. Por isso a importância de o setor possuir um instituto que seja um braço executivo do conselho”, explicou Marcelo Prado. A sugestão da criação do instituto, a exemplo do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), foi sugerida no estudo de competitividade  desenvolvido pelo Iemi para o conselho.

No dia 14 de fevereiro, o conselho voltou a se reunir e foram definidos os passos iniciais para efetivar a criação do Instituto.

Prioridades

Para 2014 e 2015, o conselho também definiu outros objetivos de trabalho: elevar a representatividade política do setor; desenvolver linhas de fomento; fortalecer a divulgação da moda paranaense; criar rede de inteligência competitiva e de mercado; e articular programas de valorização e qualificação dos trabalhadores do setor.

“Esses são temas que permanecerão no radar do conselho, merecendo ações permanentes”, destacou Maria Cecília Cordeiro, analista de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, presente na reunião. A valorização e capacitação dos profissionais do setor também foi um dos assuntos mais debatidos no conselho, sobretudo na carência de mão de obra que é um desafio abordado por todos os representantes da indústria do vestuário.

Empresário pode oferecer Cartão Sesi como benefício social aos colaboradoresVem aí a 33ª edição da Expovest