SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Posse da nova diretoria do SINFOR reuniu autoridades e industriais

Presidente da Fiep marcou presença na cerimônia e destacou a importância do sindicato no desenvolvimento de Londrina e região

clique para ampliarclique para ampliarNova diretoria do SINFOR foi eleita por aclamação para biênio 2014-2016 (Foto: Divulgação)

O industrial Marcus Friedrich von Borstel assumiu oficialmente a presidência do SINFOR. Ele e a nova diretoria foram eleitos para comandar a entidade no biênio 2014-2016. A posse foi concedida pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo, durante cerimônia que marcou o encerramento do ECO.TI 2014, no Buffet Planalto, em Londrina.

A nova diretoria também é composta por João Carlos Monteiro (vice-presidente), Luis Carlos de Albuquerque Silva (1º secretário), Jandira Palma Guenka (2ª secretária), George Mtsuo Yada (1º tesoureiro) e Chrystian Teodoro Scanferla (2º tesoureiro). O conselho fiscal é formado por Gilmar Machado, Lucio Kamiji e Jeison Arenhart. Os delegados representantes do sindicato são Marcus Friedrich Von Borstel e Gilmar Machado e os suplentes são João Carlos Monteiro e Luis Carlos de Albuquerque Silva.

clique para ampliarclique para ampliarMarcus von Borstel agradeceu os parceiros do SINFOR durante discurso de posse (Foto: Divulgação)

No discurso da posse, o novo presidente afirmou que está representando cada uma das indústrias associadas ao sindicato, para que sejam cada vez mais sustentáveis e “geniais” - em alusão à marca “Londrina Cidade Genial”. “Temos o SINFOR porque acreditamos que podemos ter uma entidade de classe forte em Londrina”, acrescentou.

Marcus Friedrich von Borstel também agradeceu o apoio do Sebrae/PR e o incentivo do empresário Valter Orsi, presidente do Sindimetal Londrina e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). “O Valter estimulou e apadrinhou a criação do SINFOR e é o protagonista da nossa história”.

Na ocasião, o presidente da Fiep salientou a importância do sindicato e de todas as ações realizadas para fortalecer o setor. “A cada ano que passa, ficamos mais felizes de ver o que o SINFOR representa para Londrina”, disse Campagnolo.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, foi uma das autoridades presentes na posse da nova diretoria do SINFOR (Foto: Divulgação)

Ele frisou que a governança do setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) não é formada apenas pelo sindicato, pela Fiep e pelo Sebrae/PR, enfatizando o trabalho do Senai. “Por meio do Programa de Competitividade da Indústria, o Senai está proporcionando a criação do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Londrina, o primeiro do setor no Brasil, num universo de 160 institutos. Isso demonstra a importância da TIC em Londrina”.

O IST ainda está em construção, mas já oferece consultorias e laboratórios de testes de software. A inauguração da unidade irá consolidar a posição de Londrina como polo nacional na área.

Participaram da solenidade de posse da nova diretoria do SINFOR autoridades como Milton Bueno, gerente da central de sindicatos e coordenadoria da Fiep; Ary Sudan, coordenador regional da Fiep; Valter Orsi, presidente da ACIL; Charles Vezozzo, presidente do Fórum Desenvolve Londrina; Almir Gaspar Schenfeld, gerente do Senai em Londrina; Heverson Feliciano, gerente da regional norte do Sebrae/PR; e Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR.

História

O SINFOR foi fundado em 1989. Contudo, apenas nos últimos oito anos a entidade começou a se fortalecer, promover ações para melhorar o desempenho e lutar pelos interesses coletivos e individuais dos industriais do setor. A criação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, em 2006, é considerada um “divisor de águas” na história do SINFOR.

Todas as sextas-feiras, industriais e entidades se reúnem para discutir alternativas para melhorar a competitividade do setor. Foi num desses encontros que os associados do APL perceberam que o grupo precisava ser representado por um sindicato mais atuante.  “O sindicato estava meio esquecido e foi renovado graças ao APL, formado por industriais críticos e inquietos”, relatou Gilmar Machado, ex-presidente do SINFOR.

A história foi contada por ele na ocasião da posse da nova diretoria do SINFOR. Durante os discursos das autoridades que participaram da cerimônia, a trajetória da entidade foi resgatada.

clique para ampliarclique para ampliarMarcus von Borstel, Edson Campagnolo e Gilmar Machado relembraram a história do SINFOR durante a posse (Foto: Divulgação)

Outra data importante registrada pelo presidente Marcus Friedrich von Borstel foi o dia 23 de setembro de 2011, quando o pedido do sindicato para se filiar à Fiep foi aceito. “Fomos convidados pelo Milton Bueno para explicar porque um sindicato de software poderia ser enquadrado como industrial. Com o apoio do Campagnolo, que seria o próximo presidente, o pedido foi deferido. Com muito orgulho, somos o centésimo sindicato da Fiep”.

O SINFOR representa mais de 1.200 indústrias estabelecidas em 35 municípios no norte do Paraná.

ECO. TI debateu estratégias para alavancar setor de TIC em Londrina e regiãoKiwano Tecnologia lança aplicativo para vendedores de porta a porta