SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

SINFOR participa da SNCT em Londrina

Uma das ações promovidas pelo sindicato, em parceria com outras entidades, foi o curso 360º, ministrado por um dos maiores empreendedores brasileiros na área de TI

clique para ampliarclique para ampliarDaniel Dalarossa (à direita), que ministrou o curso 360º, em imagem após a venda da Cyclades (Foto: Repodução / Zymi Group)

Com o objetivo de democratizar o conhecimento científico, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) promoveu a 11ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC) em diversos municípios de todo o Brasil, no mês de outubro. O SINFOR participou de diversas atividades da SNTC em parceria com outras entidades como o Sebrae/PR, a ContatoWork, APL de TI de Londrina e Região, CINTEC, Senai, Codel e AINTEC, entre outros.

Uma das ações foi a promoção do curso 360º, ministrado por Daniel Dalarossa, em Londrina. Na ocasião, ele abordou temas como empreendedorismo, start-ups, inovação e empresas de base tecnológica.

Daniel Dalarossa é um dos talentos brasileiros na área de Tecnologia da Informação (TI) que se destacou Brasil afora. Ele é um dos fundadores da Cyclades, uma companhia que nasceu em 1988, numa garagem de São Paulo, e que se transformou em uma das corporações de tecnologia mais bem-sucedidas do mundo. A empresa foi transferida para a cidade de Fremont, no Vale do Silício, na Califórnia. Depois de se tornar líder no mercado de TI, graças à inovação, foi vendida para a Avocent.

O curso foi realizado em sistema de imersão e, além de conhecimentos teóricos, Dalarossa relatou suas experiências pessoais como um empreendedor de sucesso na área de TI. Ele falou sobre a construção do negócio; a importância do plano de negócios e da inovação; como captar recursos para viabilizar a abertura de um empreendimento; noções de marketing; formação de um time de colaboradores; vendas; canais de distribuição; finanças e contabilidade; liderança e comportamento; estilos de lideranças; e avaliação pessoal.

Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR, conta que o curso foi gratuito e teve 29 inscritos. “O curso foi oferecido para um público seleto, formado por indústrias com certificações de peso, além de representantes de start-ups, incubadoras tecnológicas e hotéis tecnológicos”.

João Carlos Monteiro, vice-presidente do SINFOR, elogiou o curso. "Foi excelente. Não foi um acadêmico que ministrou o curso, mas alguém com experiência de vida. A forma como os temas foram abordados contribuíram com a formação dos industriais. Ele apresentou técnicas para tornar o ambiente industrial em um ambiente fértil e criativo. O grande diferencial é a formação de Daniel, na escola da vida", destaca.

5ª Feira da Ideia e Inovação aproxima setores públicos e privadosIndustriais do ramo de TI apresentam seus negócios durante Meetup