SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Setor de TI ganha espaço na Feira EletroMetalCon

Evento aconteceu em maio, na sede do Senai de Londrina, reunindo cerca de 70 expositores. Sinfor foi um dos apoiadores da 10ª edição da feira

clique para ampliar>clique para ampliarEletroMetalCon foi realizada na sede do Senai em Londrina (Foto: Divulgação)

O Sinfor foi um dos apoiadores da 10ª Feira Eletromecânica e Construção Civil (EletroMetalCon). O evento aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio, na sede do Senai, em Londrina, reunindo cerca de 70 expositores.

“Em comparação com outros anos, a feira proporcionou uma aproximação maior da eletromecânica com o setor de TI. Além disso, o o Sinfor recebeu o convite de ser apoiador do evento. No ano que vem, esperamos que essa proximidade se desenvolva ainda mais”, conta Gilmar Machado, presidente do Sinfor.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Já consolidada no cenário nacional, a feira promoveu o intercâmbio técnico e científico da cadeia produtiva dos setores da eletrometalmecânica e da construção civil, além de contribuir para o fortalecimento industrial da região e o consequente aquecimento da economia.

Os organizadores da 10ª edição (Senai, Sindimetal Londrina e Sinduscon Norte Paraná) avaliam que houve um incremento de até 5% na movimentação econômica do evento, comparado com o ano de 2013. A Caixa Econômica Federal, parceira da feira pelo quarto ano, disponibilizou inicialmente R$ 30 milhões para todas as linhas de crédito. O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) participou pela primeira vez da EletroMetalCon com o objetivo de orientar e informar o empresário sobre os produtos para a micro, pequena e média empresas. Os consultores presentes no evento avaliaram como positivos os resultados.

Negócios

Durante a 10ª edição foram realizadas palestras e seminários nos quatro dias de atividades do evento. Expositores e empresários participaram de duas Rodadas de Negócios, coordenadas pelo Sebrae Paraná, que contribuíram para o fortalecimento da indústria. A primeira rodada foi dirigida ao segmento e realizou 48 encontros de negócios. A segunda rodada com foco em softers (TI) realizou 80 encontros.

A interligação entre pesquisa e produção veio através do Prêmio Caixa de Inovação, que permite aos universitários e pós-graduandos do país a empreender e contribuir para o crescimento da indústria nacional. O 6º Prêmio CAIXA de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil fechou com 35 projetos inscritos de sete estados do país.

Os três projetos selecionados - da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) e do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT/SP) - foram julgados por uma comissão de 30 empresários. Os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares receberão respectivamente R$ 10 mil, R$ 5 mil, e R$ 3 mil reais. A premiação aconteceu durante a 7ª Festa em Comemoração ao Dia da Indústria, no dia 23 de maio, em Londrina.

Com informações do Senai

Parcerias entre empresas de TI rendem bons frutosSemana da Indústria movimentou o Estado