SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

APL busca disseminar benefícios para empresários

Entidade, que representa mais de 450 empresas em Londrina e região, tenta expandir oferta de serviços para cadeia produtiva. Governo oferece ajuda financeira que ultrapassa R$ 500 milhões

clique para ampliar>clique para ampliarAPL de TI representa mais de 450 empresas da região. (Foto: Reprodução)

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI) tenta diminuir a distância entre as micro e pequenas empresas do setor com os programas de fomento do governo. A entidade está ajudando as companhias a ingressarem nesse ambiente e desfrutar de parte das oportunidades oferecidas para desenvolvimento de novas tecnologias.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação criou há dois anos o plano de Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2012-2015), com objetivo de estimular a ciência, tecnologia e inovação como um eixo estruturante do desenvolvimento econômico e social do país. O Programa Estratégico de Software e Serviços de TI visa colocar o Brasil na vanguarda mundial do setor. Para isso, o governo oferece a cada ano R$ 500 milhões para empresas como incentivo de desenvolvimento de softwares. A Finep dispõe de outros R$ 250 milhões para tal finalidade.

“As empresas que não estão ligadas diretamente à governança do APL podem fazer parte de todos esses programas, independente de participação nos nossos encontros semanais”, explicou o presidente do APL de TI, Pedro Casagrande de Campos.

O APL de TI de Londrina e região engloba mais de 450 empresas no eixo que envolve os municípios localizados entre Apucarana a Cornélio Procópio. Destas 48% são micro e pequenas. “As empresas, por serem organizadas em APL, são pontuadas em projetos de fomento nas diferentes esferas da administração pública, seja federal, estadual ou municipal”, enfatizou o presidente do Sindicato das Indústrias de Software do Paraná (Sinfor), Gilmar Machado.

“Há um desconhecimento grande dessas empresas sobre esses projetos, forma de inserção e participação. Estamos aqui para colaborar. O APL participa de posições estratégicas para o setor, tem informações e estudos para posicionar essas empresas no que for necessário. Em nenhum momento nosso objetivo é trabalhar apenas para uma ou duas empresas, mas para beneficiar todo o setor de TI dessa macrorregião”, definiu o presidente do APL de TI, Pedro Casagrande de Campos.

Para mais informações, o site do APL de TI é o www.apltilondrina.com.br

Liderança foi o tema da Jornada de Especialização dos SindicatosPresidente da Fiep vai ouvir demandas do Sinfor