Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Democracia no mundo da moda

Norma para fabricação de produtos Plus Size já está em fase de conclusão; conteúdo está sendo elaborado, há três anos, pelo Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário e blogs do segmento

Durante muito tempo, as grifes e as fábricas de roupas ignoraram as gordinhas. Quem estava acima do peso devia se contentar em procurar uma costureira ou um alfaiate que fizesse as peças. Ou então, procurar muito por uma loja que vendesse roupas em tamanho maior. No entanto, indústria da moda percebeu a oportunidade de mercado trazida por este segmento e está criando roupas em tamanho maior, o chamado plus size (em tradução literal do inglês para o português, “tamanho maior”).

E para atender as necessidades desse mercado, há três anos, uma comissão de estudos do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17), formado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pelo Senai Cetiq/RJ, pelo Senai Têxtil e Vestuário/SP e por outras entidades do setor, além de blogs e sites especializados em moda, trabalha na elaboração do conteúdo da Norma Feminina de Vestibilidade para os tamanhos plus size (GG, EG, XG e XGG).

A Norma, que está na fase de conclusão, trata, essencialmente, da designação de tamanho de vestuário plus size. Seu principal objetivo é o estabelecimento de um sistema que indique, de maneira simples, o tamanho do corpo feminino em que uma peça de vestuário deve servir exatamente, isto é sua vestibilidade.

O sistema de designação de tamanho será baseado nas medidas do corpo e não nas medidas da roupa. As medidas que entraram em consulta pública em janeiro foram resultantes de medições feitas em Body Scanner com voluntárias e medidas trazidas por empresas de confecção e varejo que atuam nesse segmento. As medições de voluntárias continuarão até final de fevereiro (quando termina o prazo de consulta pública) para confirmar as medidas, ou alterar algum parâmetro, antes que a Norma seja oficialmente publicada.

Com informações da assessoria de imprensa da Abit

Conheça melhor a CCTIndustriais ganham novo prazo para se adequar às normas de segurança em máquinas