Sindvest Maringá

Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá

Espaço Moda Senai em Maringá abre inscrição para diversos cursos

Qualificações voltadas à indústria têxtil atendem diversas necessidades do setor e abrangem diferentes etapas do processo produtivo

clique para ampliarAlunos do Colégio Sesi também utilizarão o espaço para a realização de cursos técnicos do setor (Foto: Agência Fiep)

O Espaço Moda do Senai em Maringá abriu inscrições para diversos cursos, atendendo à demanda do setor em relação a diferentes etapas do processo produtivo e qualificações profissionais. Entre os cursos disponíveis estão costureiro, cronometragem do processo produtivo, modelagem industrial, qualidade e produtividade na confecção, entre outros.

Os cursos são oferecidos no espaço instalado dentro da Unidade do Sesi e Senai na Zona 05. O espaço com foco no setor é resultado de um investimento de mais de R$ 2,5 milhões e servirá para a formação de profissionais e prestação de serviços de consultoria para as empresas. A capacidade prevista da unidade é atender mais de mil alunos por ano, contemplando dois laboratórios de costura, um laboratório mecânico, dois laboratórios de modelagem, um laboratório de informática, CAD e sala de soluções.

Um dos diferenciais desta unidade em relação às outras é o maquinário, que foi projetado em conjunto com as indústrias, para oferecer a capacitação de acordo com a realidade das fábricas da região, conforme explica Alexandre Destefano, gerente do Sesi e Senai e IEL em Maringá. Entre os equipamentos oferecidos no local estão máquinas eletrônicas, com motor direct drive, máquinas retas, overlocks, ponto cadeia, interlocks, pesponteira e galoneiras.

“A ampliação do espaço moda contribui para o desenvolvimento da indústria de forma muito importante. Investimos em equipamentos de última geração, cuja descrição foi feita em conjunto com as indústrias, de acordo com a necessidade das empresas. Então o processo de formação de alunos irá atender o perfil hoje necessário às empresas e ele chegará muito melhor preparado para o processo produtivo”, comentou.

Destefano afirma ainda que a qualificação oferecida pelo Espaço Moda será beneficiada por uma parceria com o Senai CETIQT do Rio de Janeiro (Conselho Técnico e Consultivo do Senai), unidade especializada na pesquisa e desenvolvimento para os setores têxtil e do vestuário. “Nós nos tornamos um polo avançado do Senai CETIQT e teremos profissionais e consultores altamente especializados dessa unidade vindo ao Paraná para ministrar capacitações. A ideia é que no futuro tenhamos também laboratórios ligados a essa unidade para realizar testes e ensaios, reduzindo custos para os industriais”, afirmou.

Segundo o presidente do CETIQT, Aguinaldo Diniz Filho, é preciso resgatar a isonomia competitiva e gerar emprego no país. “Através de ações como essa, esse espaço todo dedicado à moda, vemos o diferencial de Maringá. Estamos realizando um trabalho de capilaridade no CETIQT para atender as regionais de forma mais ampla e trabalhar em rede”. Diniz ainda ressaltou que o setor têxtil é o segundo maior empregador do país, ficando atrás somente do setor de alimentos e bebidas. Hoje é responsável por mais de 6 milhões de empregos diretos e indiretos.

Serviço

Clique aqui para acessar a lista de cursos previstas para o Espaço Moda Senai. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (44) 3218-5600.

Sindvest Maringá tem estande e espaço Vip durante a FFICCarreta Cuide-se + estará em Maringá em agosto