SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Empresários apostam na divulgação de produtos por redes sociais e celular

Com a disseminação de novas tecnologias, estratégias como mala direta postal e e-mail marketing perderam a efetividade


Em um passado não muito distante, divulgar produtos e marcas por mala direta postal e, depois, por e-mails, era uma ação que proporcionava bons resultados. Porém, com o desenvolvimento da tecnologia, as correspondências físicas e virtuais desse tipo hoje acabam indo direto para o lixo.

Diante disso, empresários antenados observam que, atualmente, as mídias sociais e mensagens de celular se transformaram nas ferramentas de marketing mais efetivas do momento.

“Lembro que, entre 2009 e 2010, a mala direta em papel era ignorada pelas pessoas, ao mesmo tempo em que o e-mail marketing gerava um retorno imediato. Tanto que o servidor do nosso site chegou até a cair com tanto acesso. Mas, com o tempo, o retorno do e-mail marketing começou a cair, porque as pessoas passaram a receber muitos e-mails e os nossos também passaram a ser considerados spam”, conta a proprietária da marca Be Little e presidente do Sindivest, Luciana Bechara.

A empresária hoje aposta no uso de mensagens por celular e divulga produtos pelo Facebook. “No celular não tem como a pessoa não ler. Porém, só podemos enviar para quem nos autoriza. Outro desafio é lidar com a limitação de palavras. Você precisa de uma frase de impacto. Percebemos também que ofertas pelo Facebook dão um bom retorno. Mas é preciso cuidar para não incomodar os clientes e oferecer um site que esteja bem integrado a todas as novas tecnologias”, explica Luciana.

Comportamento do consumidor
Coordenadora estadual do vestuário do Sebrae, Carla Brustulin destaca que os empresários precisam se adequar às mudanças da comunicação e do comportamento dos consumidores. “O consumidor está mais bem informado e o acesso às informações é muito mais rápido e fácil. As pessoas estão cada vez mais conectadas, independentemente de sexo, idade e classe social. Neste contexto, utilizar estratégias de comunicação estruturadas no ambiente virtual é uma oportunidade para as micro e pequenas empresas do setor”, afirma a coordenadora.

Para ela, as estratégias e ferramentas de comunicação devem ser escolhidas conforme o perfil do consumidor e do produto oferecido. Assim, uma estratégia de divulgação de uma marca de camisetas, por exemplo, é diferente da estratégia de divulgação de uma marca que produz vestidos de festa ou roupas voltadas para a 3ª idade. “A marca precisa entender o comportamento do seu cliente final e, a partir daí, escolher qual ferramenta poderá ajudá-la a se destacar neste mercado tão competitivo”, diz Carla.

Luciana também destaca a importância de se coletar o maior número de informações  sobre os clientes. “Infelizmente, buscar dados ainda é um tabu e muitos empresários temem estar importunando os clientes. Porém, é fundamental entender o comportamento deles. Assim você consegue atingi-lo de maneira precisa”.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Miss Nuvem se mantém fiel ao varejoConselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep discute planejamento estratégico, logística reversa e PBC