SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

De produtor de roupas, Paraná precisa se transformar em produtor de moda

Diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), Marcelo Prado, afirma que, para desenvolver melhor o setor têxtil, os empresários paranaenses precisam, sobretudo, criar maiores diferenciais para seus produtos

Quinto maior produtor do setor de vestuário do Brasil, o Paraná é um Estado que possui muitas potencialidades e, ao mesmo tempo, muitos desafios a superar. Assim revela o estudo de competitividade, encomendado pelo Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep ao Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi).

A pesquisa trabalhou com uma amostragem de mais de 360 empresas e mapeou nove polos de produção no Estado: grande Curitiba, Maringá, Cianorte, Londrina, Francisco Beltrão / Ampére, Cascavel, Apucarana, Terra Roxa / Altônia e Siqueira Campos.

Segundo dados do Iemi, se por um lado o Paraná possui o menor custo de mão de obra do Sul do país, por outro, a oferta de mão de obra qualificada é escassa. O Estado também conta com um relevante grupo de indústrias produtoras de moda casual, jeanswear e promocional, mas nem por isso possui um cluster (polo especializado) integrado para a produção de vestuário de moda.

Diretor do Iemi, Marcelo Villin Prado, conversou com a reportagem do Boletim da Indústria sobre essas e outras questões. Para ele, apesar de o estudo de competitividade revelar várias deficiências do setor de vestuário paranaense, a situação não chega a ser “alarmante”. “O que existe é um momento não favorável, mas que pode ser superado”, afirma Prado. A seguir, confira a entrevista com o diretor do Iemi.

A pesquisa produzida pelo Iemi aponta várias deficiências do Paraná e muitos empresários paranaenses também não estão muito otimistas em relação ao futuro do têxtil. Você acredita que o têxtil paranaense terá capacidade de se desenvolver melhor nos próximos anos?
Primeiramente, é preciso dizer que a situação do Paraná não é exatamente alarmante. O Estado passa sim por um momento não favorável, não tão competitivo, por conta de diversos fatores como câmbio e problemas com mão de obra, por exemplo. Mas isso pode ser superado. A tendência, aliás, é de crescimento do setor têxtil, especialmente no caso de grandes empresas.

O que o Paraná pode aprender com São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, Estados que estão na frente em volume de produção têxtil?
Todos esses Estados já são tradicionais produtores da indústria têxtil no Brasil. Mas, no caso específico de Santa Catarina, é interessante destacar que esse é o Estado que mais investe no setor. E isso sem possuir exatamente uma política estadual para isso. O desenvolvimento ali se dá mais graças à iniciativa dos seus empreendedores, que possuem uma visão de negócios além da média brasileira. Já nos outros Estados, o Paraná deve prestar atenção ao fomento que eles oferecem para suas indústrias têxteis. Você observa, por exemplo, que eles tentam desenvolver melhores canais de distribuição, procuram criar clusters e atrair novos empresários e investidores para o mercado.

De que modo as empresas paranaenses podem fazer frente às demais empresas nacionais e também internacionais, como as chinesas?
O fundamental é o empresário paranaense entender que o mercado mudou muito nos últimos anos. Por muito tempo, a indústria brasileira simplesmente fabricou o que era sucesso lá fora. Então se fazia mais do mesmo, como se fosse a última novidade. Porém, como hoje temos um mercado aberto e que favorece os importados, o industrial brasileiro e paranaense não pode vender mais do mesmo. Ele precisa mudar o seu modelo de negócio, criando produtos originais, com mais valor agregado. Afinal, as pessoas não vão a uma loja apenas em busca do mais barato. Se fosse assim, tudo se resolveria com lojas de R$1,99. Os clientes procuram diferenciais e querem o melhor que o dinheiro deles pode comprar. Também nesse sentido, a pesquisa do Iemi mostra que o Paraná ainda hoje é mais um produtor de roupas do que de moda. Diante disso, o Estado precisa se esforçar para lançar tendências, agregando valor a seus produtos. Quando isso acontece, tudo gira melhor nos pontos de venda.

Em ordem decrescente, os países que mais importam produtos paranaenses são Paraguai (54,8%), Bolívia (16,9%), Estados Unidos (7,5%), Chile (2,8%) e Angola (2,8%). Por que o Estado não atinge outros grandes mercados como Alemanha, Japão e Reino Unido, ou mesmo os vizinhos Argentina e Uruguai?
Esse é um problema, sobretudo, do comércio exterior brasileiro. De modo geral, somos excluídos dos grandes mercados compradores. Temos uma situação de valorização do câmbio, ao mesmo tempo em que desdenhamos de acordos bilaterais com países desenvolvidos. Dessa forma, fomos eliminados do comércio com esses mercados. No Mercosul, o Brasil é uma pseudoliderança. É conivente às exportações dos outros, mas tem dificuldade para exportar para eles. É o caso especial da Argentina, que cria uma série de barreiras aos nossos produtos.

Curtinho e com cores fortes, short jeans é uma das peças mais populares do verãoContribuição sindical vence no dia 31 de janeiro