SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Curtinho e com cores fortes, short jeans é uma das peças mais populares do verão

Empresas como New Jeans, Latreille e Amplitude Jeans falam sobre as tendências desse tipo de peça feminina. O short é um dos atrativos do jeanswear brasileiro, setor do vestuário que mais cresce no país, segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI)

clique para ampliar>clique para ampliarNo verão, o colorido short feminino da Latreille contrasta com o jeans clássico masculino (Foto: Divulgação)
Colorido e muito curto. O short jeans é uma das peças mais populares nesse verão. Proprietário da New Jeans, Nelson Furman destaca que a procura por essa peça tem sido impressionante em janeiro.

“Dez entre dez mulheres usam os shortinhos jeans. E esse ano eles estão com um apelo das cores muito fortes. Cores como laranja, azul, pink e verde. Além disso, quanto mais curto melhor. O uso do jeans puído é outra tendência forte”, destaca Furman. O modelo de shorts com o forro do bolso aparecendo também continua em alta. “É uma tendência que surgiu há alguns anos e continua forte em todas as classes”, observa Furman.

Proprietário da Latreille, Claudio Latreille estima que, de uma produção de cem mil peças, sua empresa vende atualmente cerca de 50 mil só de shorts e bermudas, incluindo também peças masculinas. “No caso das mulheres, percebo essa busca pelas cores fortes, como vermelho, amarelo, salmão. Elas também buscam tecidos mais leves e com mais tecnologia”, diz Latreille.

Dona da Amplitude Jeans, a empresária Miralva Machado destaca que suas clientes também têm procurado shorts estonados, puídos e com cores cítricas. “A própria calça jeans, mesmo no verão, tem muita procura. Nesse caso, elas saem com uma gramatura fina, cores claras e ganham adereços como bordados e pedrarias”, diz ela.

Jeans com crescimento constante
O short é um dos atrativos do jeanswear brasileiro, setor do vestuário que mais cresce no país, segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). De 2008 a 2012 a produção de jeans se expandiu em volumes de peças confeccionadas num ritmo superior a 6% ao ano, o que gerou crescimento acumulado de 27% no período. Em 2012, foram produzidas 349,8 milhões de peças, representando um aumento de 27% a mais quando comparado a 2008.

No Brasil, o segmento conta com 6,2 mil empresas produtoras, que representam 22,4% do total das confecções de vestuário em geral. Essas empresas empregam 319,5 mil trabalhadores, ou seja, 26,3% do pessoal ocupado na indústria do vestuário. A sua maior concentração ocorre no Sudeste, mas possui, também, forte representação no Sul e Nordeste do País, com destaque para os Estados do Paraná, Pernambuco e Ceará.

Paraná Business Collection anuncia datas de suas duas edições em 2014De produtor de roupas, Paraná precisa se transformar em produtor de moda