SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Palavra do Presidente: Logística reversa e nossas conquistas!

Daniel Kümmel fala sobre a atuação do sindicato em relação ao Programa Nacional de Resíduos Sólidos e o trabalho realizado para o cumprimento das determinações da Logística Reversa

clique para ampliarDaniel Kümmel, presidente do Sinditrigo. (Foto: Divulgação)

O Governo Federal estabeleceu o Programa Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com a  Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, destacam-se neles a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa. Isto impacta na indústria moageira que trabalha com o volume expressivo em embalagens para o mercado. Nós temos a obrigação de "cuidar" do processo e fazer com que nossas embalagens sejam retiradas do meio ambiente e retornadas ao processo produtivo, por meio de reciclagem.

E durante anos depois da lei criada, sindicatos, associações e empresas tentam entender a melhor maneira de se responsabilizar na administração destes resíduos. Temos hoje no Brasil uma enorme estrutura de recolhimento destes resíduos, que são as cooperativas de catadores, que contam com uma enorme capacidade de mão de obra e são focados no dia a dia do preparo destes resíduos. Eles precisam de suporte para agregar em suas estruturas, desde ferramentas gerenciais até equipamentos para suas cooperativas. E ainda existe todo o trabalho de conscientização do cidadão sobre como se comportar no descarte dos produtos potencialmente recicláveis.

Ao mesmo tempo que reciclagem é um conceito inserido em nossa sociedade, vemos a necessidade desta lei para sofisticá-la. E nestes últimos dois anos estamos nos preparando,como Sinditrigo, para entrar neste sistema de logística reversa e para dar suporte a todos os nossos associados sobre a melhor condição para atender ao PNRS. A estratégia lançada foi se associar a outros cinco sindicatos e a Fiep para criarmos o INPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem). Neste, podemos usar todas a ferramentas e capacitação de pessoas para administração de resíduos e, ao mesmo tempo, possibilitar que as empresas que distribuem estas embalagens estejam amparadas quanto às exigências legais.

No último dia 14 fomos nós, os seis sindicatos que compõem o projeto (Sinditrigo, Sincabima, Sincafé, Sipcep, Sindiavipar e Sindicarne) à reunião de diretoria da Fiep para buscarmos recursos para os investimentos iniciais do INPAR. Fomos muito bem atendidos e contamos com todo o suporte da diretoria da Fiep, que aliás será sócia fundadora e incentivadora da nossa iniciativa. A partir destes próximos meses poderemos ajudar a todas as nossas empresas a estarem dentro desta nova realidade ambiental.

Contamos com todos!

Daniel Kümmel