SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Senai oferece vários cursos para a indústria metalmecânica em Campo Mourão

Treinamentos abrangem cursos de formação profissional e de qualificação para diferentes necessidades do setor

clique para ampliarclique para ampliarCursos ajudam os profissionais a ampliar a qualificação (Foto: Reprodução)

O Senai em Campo Mourão programou uma série de cursos destinados aos profissionais que atuam nas indústrias do segmento metalmecânico. Há oportunidades também para o aprimoramento dos profissionais que atuam nas áreas administrativas e cursos específicos para possibilitar o cumprimento das normas regulamentadoras, como a NR-10 e NR-35.

O Sindimetal Campo Mourão tem atuado junto à instituição solicitando os treinamentos necessários às indústrias do segmento. Os empresários também podem contribuir, informando o sindicato sobre suas demandas para possibilitar a abertura de novas turmas.

Na opinião do presidente do sindicato, Moacir Pereira de Lima, essa afinidade entre o conteúdo dos cursos e as necessidades da indústria é essencial para o desenvolvimento. “Em todos os setores, mas principalmente no nosso, há dificuldade de mão de obra. Por isso, é cada vez mais essencial que esses cursos possam atender às demandas da indústria preparando o trabalhador para desempenhar a função com segurança e qualidade”, explicou.

A união de empresas do mesmo ramo para a busca de treinamentos específicos é também, na opinião do presidente, uma forma de otimizar os recursos investidos. “Como se trata na maioria das vezes de pequenas indústrias, o valor destes treinamentos é bastante relevante. Temos que nos unir para buscar alternativas, como a demanda conjunta de formações específicas, para reduzir esses custos e contar com trabalhadores qualificados”, defendeu.

Programação

Entre os cursos oferecidos para o setor metalmecânico está o de soldador, que ocorrerá entre 8 de junho e 31 de julho, de segunda a sexta-feira, no período noturno. O curso tem investimento de R$ 1.160, valor que pode ser parcelado em até quatro vezes. Para realizar a formação é preciso ter 16 anos ou mais e ter cursado, pelo menos, até a 4ª série completa do ensino fundamental. No curso, o aluno aprende sobre os tipos de solda, leitura e interpretação de desenho mecânico, processos e prática de soldagem e noções de gestão industrial.

Outra formação disponível para o setor é a de torneiro mecânico. O curso ocorrerá entre 8 de junho e 19 de agosto, também de segunda a sexta-feira, no período noturno. Para este curso, o valor é de R$ 1.580 e o montante pode ser dividido em até cinco parcelas. Os estudantes deverão ter cursado até a 6ª série do ensino fundamental e ter ao menos 16 anos. Faz parte do curso o aprendizado da leitura e interpretação de desenho mecânico; operações em torno mecânico; como afiar ferramentas, facear e chanfrar; e abrir roscas internas e externas. O aluno aprende também a desbastar superfícies cilíndricas internas e externas com rebaixo e canais; sangrar, cortar, recartilhar e furar; entre várias outras informações.

Há ainda vários cursos de qualificação para o setor. Estas capacitações ainda não têm previsão de início porque aguardam homologação do Ministério da Educação, mas já é possível se inscrever em uma lista de interesse pelo telefone (44) 3518-5750. Confira as oportunidades:

- Desenhista mecânico

- Eletricista de automóveis

- Eletricista industrial

- Mecânico de máquinas industriais

- Operador em linha de montagem de equipamentos eletroeletrônicos

- Reparador de circuitos eletrônicos

- Soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga

- Soldador no processo MIG/MAG

- Torneiro mecânico

Áreas de interesse

Veja a seguir a agenda de outros cursos de interesse do segmento: