SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

SINDIMETAL CAMPO MOURÃO

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindicatos do setor metal-mecânico avançam no Plano de Implementação da Logística Reversa

Elaboração do plano que está sendo conduzida pelo Senai reúne oito sindicatos do setor

clique para ampliar>clique para ampliarSetor revela preocupação com a união de produtividade e responsabilidade ambiental (Foto: Divulgação)

Os sindicatos do setor metalmecânico no Paraná avançam na elaboração de seu plano para a Logística Reversa, que deve ser finalizado e protocolado junto à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) ainda neste ano. A elaboração do plano está a cargo do Senai no Paraná, que está orientando toda a coleta de informações sobre as dinâmicos do setor, que é bastante amplo e complexo. A entrega do plano estava prevista inicialmente para o primeiro bimestre deste ano, mas os sindicatos estão protocolando um pedido de prorrogação devido à demanda dos trabalhos do Senai e análises que ainda se fazem necessárias para complementar as informações.  

“Pretendemos realizar a entrega o quanto antes, ainda este ano. Este é um setor bastante complexo e a ideia é que este seja um trabalho completo, uma vez que os sindicatos têm todo o interesse e é meta principal do plano atender a legislação e contribuir com os trabalhos da Sema”, explicou a consultora jurídica do Sindimetal Londrina, Elaine Quinie Matsumura.

Um passo importante neste sentido foi a realização de um Simpósio em Londrina para discutir o tema no dia 31 de outubro. Durante o evento, foi possível discutir as dificuldades do setor e também a elaboração do plano. O encontro contou com a participação importante do diretor da Secretaria do Meio Ambiente Laerty Duda e da promotora de Meio Ambiente de Londrina Solange Novaes Vicentim, que apresentaram várias informações sobre as exigências ambientais e sobre a experiência de outros setores que também já estão desenvolvendo planos similares.

A presidente do Sindimetal, Maria José do Nascimento, destacou a parceria entre os oito sindicatos do setor no Estado durante o processo. “Este grupo está trazendo informações sobre todo o Estado, o que gerará um resultado final muito rico e envolverá também outros segmentos. Isso ocorre porque as cadeias estão em algum momento interligadas e esse planejamento é muito interessante para que possamos fechar o ciclo e atender toda a legislação”, disse.

Maria José ressaltou ainda a ampla participação dos empresários no processo. “Nós estamos saindo na frente em relação ao resto do empresariado brasileiro e estamos demonstrando a nossa responsabilidade socioambiental, mostrando que queremos produzir sim, mas com responsabilidade perante a sociedade e o meio ambiente. E tendo a Fiep como parceira, nos dá a garantia de que o levantamento de dados e elaboração do plano estão sendo realizados com muita qualidade e precisão”, completou. Segundo ela, todas as empresas associadas serão beneficiadas pela medida e as que ainda não se associaram ao sindicato devem fazê-lo o quanto antes para colher os benefícios da ação. “É mais uma ação do sindicato em prol de todos os nossos associados, do setor e da sociedade”, disse.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    8º ENAI discute competitividade da indústria brasileiraConvenção coletiva para 2014 é definida em negociação conjunta