Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Importações de couro crescem em 2014

Compra de matéria-prima de outros países aumentou mais de 50% no ano passado

Uma análise das importações de couros e peles em 2014 foi divulgada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O volume, comparado ao ano anterior, cresceu 50,4%. Os valores investidos na compra de couros e peles de outros países chegou a US$ 29 milhões, enquanto em 2013 a soma foi de US$ 19,3 milhões.

Metade de toda a matéria-prima importada pelo Brasil é de couro acabado e os principais fornecedores são Uruguai, Itália, Nigéria, Paraguai e Argentina, que juntos somam 66,8% de todo o volume comprado no exterior.

O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais comprou o produto externo, com 56,4% do total, seguido por São Paulo, Piauí e Paraná.

Os gráficos da pesquisa estão disponíveis neste link.

Super Simples e o aumento da carga tributáriaDiagnóstico gratuito está disponível na página da Bússola da Inovação até 30 de março